Trekking em Santiago do Chile – 5 dicas de trilhas na capital chilena

Trekking em Santiago do Chile – 5 dicas de trilhas na capital chilena

16 de março, 2022 0 Por Vanessa Mioranza

Está buscando dicas de trekking em Santiago do Chile? Te preparei um guia com 5 dicas de trilhas para fazer pertinho de Santiago. Todos eles podem ser feitos em menos de um dia e são ordenados por intensidade.

Cerro Manquehuito + Cerro Manquehue 

O Cerro Manquehuito é um dos mais acessados por famílias e para iniciar crianças no trekking, graças ao seu baixo nível de dificuldade. O trajeto leva em torno de 2 horas ida e volta.

Cerro Manquehuito
Cerro Manquehuito (Cerro Manquehue atrás)

O Cerro Manquehue é um ícone dentro dos trekkings localizados em Santiago do Chile, se avista de quase qualquer parte de Santiago e se distingue facilmente à distância. 

Dependendo do acesso que você escolher para a subida pode demorar mais ou menos tempo o trekking. Quando eu fui, em março de 2021, iniciei a caminhada pelo caminho ao Mirador El Litre e Cerro El Carbón, portanto demorei 4 horas para chegar no topo do Manquehue.

Por falar nisso, a vista da cidade do alto é maravilhosa e faz dele um dos roteiros mais visitados da região. De um lado a Cordilheira dos Andes, do outro a grandiosa capital chilena.

O caminho que as “pessoas normais” fazem (risos) pode ser feito em 4 horas ida e volta, e não 4 horas só de ida como foi meu caso. E pode ser feito Manquehuito seguido de Manquehue, ou vice-versa. 

Vista da Cordilheira dos Andes desde o Cerro Manquehue
Vista da Cordilheira dos Andes desde o Cerro Manquehue

Esses dois cerros são complemento um do outro, por isso muitas vezes são feitos juntos. 

Apesar de não haver sinalização em todo o percurso, o caminho é bem sinalizado, e ainda que você possa economizar vários caminhos, todos levam ao mesmo local. De igual maneira, te recomendo não fazer essa caminhada muito tarde, e sim sempre a luz do dia, já que há relatos de várias pessoas que se perderam no local.

Então não posso ir à noite para poder ter a vista noturna de Santiago? Com guias preparados pode sim!

 Mirador El Litre + Cerro El Carbón

Mirador El Litre pôr do sol
Pôr do Sol no Mirador El Litre

O Mirador El Litre e o Cerro El Carbón oferecem um excelente trekking em Santiago, com pontos estratégicos com miradores com uma vista incrível. Um nascer ou pôr do sol em qualquer um deles é de tirar o fôlego.

O trekking a ambos é feito por um caminho muito frequentado. Por ser um lugar de acesso livre, sem controle ou licenças nem qualquer tipo de taxa de entrada, todos os dias do ano e a qualquer hora tem gente subindo e descendo. Inclusive, muitos grupos de corredores profissionais vão treinar neste local.

Vou te contar brevemente um pouco dos detalhes e recomendações do caminho.

A subida, pelo seu trajeto normal, é feita pela rotatória La Pirámide, junto ao Colégio Saint George, na comuna Vitacura. O nível de dificuldade para completar o trajeto varia entre baixo e médio. Para fazer uma comparação, é mais pesado que o Cerro Manquehuito, mas menos que o Cerro Manquehue.

Em um percurso de aproximadamente 1h ou 1h30min, dependendo do seu ritmo e preparo físico,  você encontrará um belo mirante de madeira, o “El Litre”. Descanse, hidrate-se, como algo, faça muitas fotos, e logo o caminho segue para El Carbón.

Mirador El Litre
Mirador El Litre

Você poderá ver claramente a sequência do caminho e desde o Mirador El Litre em no máximo 1 hora você alcançará o topo Cerro El Carbón. Recomendo não sair das trilhas sinalizadas ou criar novas rotas, pois isso prejudica a flora do local.

O cume do Cerro Carbón é bem pequeno, com 2 grandes formações rochosas, pouca sombra e uma placa de madeira indicando que chegamos ao nosso destino. O topo, com seus 1.365 metros acima do nível do mar, te presenteia uma vista incrível de Santiago.

Se você quiser, tiver tempo e energia, é possível fazer a travessia dos Cerros El Carbón a Cerro Manquehue, e ainda fazer o Manquehuito. Mas isso seria trekking para um dia inteiro praticamente.

Cerro Pochoco

Cerro Pochoco
Cerro Pochoco

Outro dos clássicos de Santiago, o Cerro Pochoco está localizado a uma altura de 1.804 metros, no setor El Arrayán.  É  conhecido por sua inclinação íngreme e solo escorregadio, mas também por suas incríveis vistas da cidade e do Cerro El Plomo.

O Cerro Pochoco é uma das trilhas clássicas do fim de semana, normalmente muito concorrida, tanto por iniciantes quanto por pessoas que sobem e descem como treinamento.

A entrada é gratuita, possui dificuldade de nível médio e leva aproximadamente 4 horas ida e volta.

Parque Natural Águas de Ramón (Salto de Apoquindo)

Salto de Apoquindo
Salto de Apoquindo

O Parque Natural Águas de Ramón, localizado na fronteira das comunas de Las Condes e La Reina,  é uma das melhores opções para caminhar no meio da natureza.

As rotas de trekking entram no vale através de suas florestas, oferecendo vistas maravilhosas, pontes suspensas, cachoeiras e lugares que permitem a interação com a natureza. É uma atração ideal para toda a família e também para os amantes de trekking.

O Parque Natural Águas de Ramón possui três trilhas, que devido às suas diferentes exigências físicas, podem ser percorridas por crianças a especialistas em trekking e praticantes de trilha.

Nesse post vou tratar especificamente sobre a Trilha Salto de Apoquindo.

Trata-se de um trekking de intensidade média/alta, com uma extensão de 17,5 km, aproximadamente 7 horas ida e volta. 

Esta rota oferece trechos exigentes, formações florestais únicas e mirantes com vistas espetaculares até 1.646 m.s.n.m. onde a bela cachoeira de 30 m. que nasce das profundezas do Cerro Província. 

Cerro Província

Esse é sem dúvida o mais longo e difícil trekking dos que mencionei nesse post. Apesar de querer muito fazer esse trekking, ainda não fui, e muito provavelmente não o farei, justamente pelo trajeto e minha condição de não poder carregar mochila.

Cerro Provincia
Cerro Provincia

Maaas, te conto alguns detalhes para que posso conhecer essa opção de trekking pertinho de Santiago.

Possui nível de dificuldade alto, estando localizado a 2.750 metros, com uma duração aproximada de 9 horas ida e volta. Seu acesso é pela estrada para Farellones (rota G21) até o km 5, onde há um desvio que sinaliza a entrada para o Cerro Provincia. 

A época mais aconselhável para esta rota é durante a primavera, já que o caminho está com pouca ou sem neve e as temperaturas são mais agradáveis. 

No inverno é complicado pela neve que se acumula ao longo do percurso e pelo clima instável. O verão pode ser rigoroso devido às altas temperaturas e à falta de água. O outono tem o problema, como o inverno, de ter menos horas de luz do dia e, como no verão, não há água no percurso, exceto no canal no início.

De qualquer forma, este percurso pode ser feito em qualquer época do ano se forem tomadas as medidas adequadas para desfrutar de um agradável passeio. Eu particularmente recomendo contratar uma agência com guias especializados em trekking e que conheçam bem o caminho e suas características.  

Recomendações gerais:

  • Alguns locais como Cerro El Carbón e Manquehue, são ideais que a subida seja em grupo, principalmente em dias de semana, já que há relatos de assaltos na área.
  • Esteja equipado com bastões e bons tênis de trekking. Subir sem um deles é no mínimo negligência (fui negligente duas vezes rsrs), porque o caminho tem partes muuuito inclinadas e com pedras soltas. Eu desci o Manquehue literalmente de bunda, por falta de bastões, e a descida do El Carbón não foi diferente, levei vários sustinhos. 
  • Levar no mínimo 2 litros de água e algo para comer.

Espero mesmo que essas dicas de trekking em Santiago do Chile tenham ajudado e inspirado a desbravar a natural da capital chilena.

Ahh, e se você ainda nao leu meu último post sobre 11 dados curiosos sobre o Chile que você provavelmente não sabia, fica a dica a leitura!