Recoleta, Buenos Aires: 11 atrações gratuitas neste bairro nobre da capital argentina

Recoleta, Buenos Aires: 11 atrações gratuitas neste bairro nobre da capital argentina

2 de abril, 2022 0 Por Vanessa Mioranza

Recoleta é um bairro de Buenos Aires, capital da Argentina. De ruas amplas e limpas, áreas verdes e muito agradável, ele abriga muitas das principais atrações turísticas da cidade, e várias delas são gratuitas! 

Na minha passagem pela BA estive alguns dias alojada no bairro Recoleta, e recorri todas as atrações gratuitas que conto neste post, caminhando! Isso mesmo, além de economizar com os pontos turísticos, também economizei com os transporte, já que todos esses lugares estão muito próximos uns dos outros.

Animado (a) para conhecer com detalhes as atrações gratuitas do bairro Recoleta de Buenos Aires?

11 atrações turísticas gratuitas no Bairro Recoleta Buenos Aires

1. Cemitério Recoleta

No Bairro Recoleta está localizado o cemitério em que estão sepultadas diversas personalidades argentinas, com destaque para Evita Perón. Pode ser, para alguns, uma atração um tanto fúnebre, entretanto foi recentemente destacado como um dos cemitérios de arquitetura mais interessante do mundo, por Architectural Digest.

Muitas das abóbadas e mausoléus são obras de importantes arquitetos e estão adornadas com mármores e esculturas, o que provoca uma atmosfera única que torna o cemitério uma visita obrigatória em Buenos Aires. 

Igreja Nossa Senhora de Pilar
Igreja Nossa Senhora de Pilar

2. Igreja Nossa Senhora de Pilar

A Igreja Nossa Senhora de Pilar, que é uma basílica localizada no bairro da Recoleta em Buenos Aires, teve o término da sua construção em 1732, sendo o segundo templo mais antigo da cidade.

3. Centro Cultural Recoleta

O que dizer desse lugar?! Esse imenso Centro Cultural do Bairro Recoleta em Buenos Aires tem um lugar especial no meu coração. Perdi as contas de quantas vezes estive lá, e quantas horas passei desbravando cada cantinho.

Esse é um lugar onde as pessoas se encontram, para descobrir, criar, investigar, pensar e sentir. Um espaço de movimentos culturais e artísticos, e cenário das mais diversas formas de se expressar. É uma sala de ensaio para criadores culturais e uma grande porta de entrada para as artes, ciências e cultura aberta a toda a comunidade.

O Centro Cultural Recoleta é completo. Você pode apreciar arte, desfrutar da companhia de amigos, ou pode levar seu livro e escolher um dos muitos espaços para navegar pela sua leitura. 

Você também pode trabalhar, estudar ou descansar. Seja sozinho, com amigos ou família, esse é um ótimo lugar para você passar algumas horinhas da sua viagem por Buenos Aires.

Para mais informações você também pode conferir a agenda pelo site. 

4. Plaza Francia

A Plaza Francia é um espaço público verde, e deve seu nome ao seu monumento central, chamado “Francia a la Argentina”, obra do escultor francês Edmond Peynot e inaugurado em 1910. Foi um presente da comunidade francesa ao país por ocasião do Centenário da Revolução. 

Plaza Francia
Plaza Francia

As três figuras alegóricas em sua parte central, feitas de mármore de Carrara, representam a Ciência, a Indústria, a Agricultura e as Artes.

Ahh, e vale a pena mencionar que está localizada a poucos passos das 3 primeiras atrações.

5. Palais de Glace 

Palais de Glace ou Palácio Nacional de las Artes é um centro de exposições nacionais e internacionais. Foi fundado em 1910 para abrigar uma pista de patinação, posteriormente foi utilizado para outros fins, e desde 1960 foi convertido em um centro de exposições para exibição de arte argentina e sede do Salão Nacional de Artes Visuais. 

Infelizmente quando eu estive na cidade esse atrativo estava fechado para reformas, mas fica a dica pra ti, na sua passagem pela apaixonante capital argentina.

6. Flor Metálica

Com seus 23 metros de altura e 18 toneladas , a escultura metálica Floralis Genérica é um dos cartões postais de Buenos Aires, e está localizada na Plaza de las Naciones Unidas, ao lado da Faculdade de Direito. 

Construída pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano, a estrutura foi inaugurada em 13 de abril de 2002 e reinaugurada em 10 de junho de 2015. Uma das características da escultura é que através de um sistema elétrico ela abre e fecha suas pétalas de acordo com o horário do dia.

“A la noche recogerá con lentitud sus pétalos para dormir bajo un cielo con luna o sin estrellas…”

Eduardo Catalano 13/04/2002 

7. Faculdade de Direito

O bairro Recoleta se destaca pela arquitetura de seus belos edifícios, e um exemplo é a lindíssima faculdade de direito. Mesmo que seja somente do lado de fora, vale a pena conhecer.

8. Biblioteca Nacional

Já começo contanto que não visitei, mas vale a pena mencionar esse atrativo de Recoleta. A biblioteca, que é a maior do país e a mais importante da América Latina, está localizada no terreno onde antes havia estado a ex.residência presidencial, na que conviveram Juan Domingo Perón e Eva Duarte

A Biblioteca Nacional é acessível para todos os tipos de incapacidades, conforme sua página oficial.

Museu Nacional Belas Artes
Museu Nacional Belas Artes

9.  Museu Nacional de Belas Artes

Inaugurado em 1896 e contando com o maior patrimônio do país, o Museu Nacional de Belas Artes localizado no Bairro Recoleta em Buenos Aires e é um dos principais museus da América Latina. 

Importante mencionar que o Museu é acessível para pessoas com mobilidade reduzida, conforme site do museu.

10. Museu Nacional de Arte Decorativo

Outro lugar que também não conheci, mas que não posso deixar de citar, é o Museu Nacional de Arte Decorativo, dedicado ao desenho e às artes decorativas, possuindo coleções de esculturas, pinturas, livros, cerâmicas, mobiliários, dentre outros.

11. Livraria El Ateneo Grand Splendid

Para apaixonados por livros, arte ou arquitetura, a Livraria El Ateneo é sem dúvida parada obrigatória na sua passagem por Buenos Aires. 

Construída em 1919, inicialmente a bela estrutura foi um teatro, algum tempo mais tarde foi um cinema, e desde 2002 foi convertida em uma livraria. Em 2008 foi eleita pelo Jornal Britânico “The Guardian”, nada mais nada menos, que a segunda livraria mais bonita do mundo (em primeiro lugar está uma livraria da cidade Holandesa de Maastricht).

Recadinho importante da UMA MOCHILEIRA SEM MOCHILA

Lembre de averiguar nas páginas oficiais de cada atrativo os horários de visitação, tendo em vista que muitos deles, principalmente os museus, geralmente não abrem na segunda-feira. 

Ahh, e vocês podem fazer tudo isso em um único día, porque como comentei no início, é tudo muito perto um do outro.

Espero que tenham gostado das dicas e desejo que desfrutem muito do bairro Recoleta Buenos Aires, e seus encantos.