Os 5 melhores destinos para aprender espanhol na América Latina

Os 5 melhores destinos para aprender espanhol na América Latina

6 de abril, 2022 0 Por Vanessa Mioranza

Quando se fala dos melhores destinos para aprender espanhol na América latina as opções variam entre turismo acadêmico e cultural. Já está claro que saber outras línguas, como o espanhol, é um diferencial importante para o mercado de trabalho, além de expandir o seu entendimento cultural. 

Quem deseja estudar espanhol costuma pesquisar opções de escolas de idiomas e cursos online, entretanto, para obter uma experiência mais profunda sobre a língua, vale a pena investir em uma imersão.

Tem interesse no assunto? Então continue a leitura deste post e conheça os 5 melhores destinos para aprender espanhol na América do Sul!

Você sabia que o espanhol é a quarta língua mais falada no mundo?

O idioma inglês é o primeiro no ranking das línguas mais faladas no mundo, seguido pelo chinês mandarim, o Hindi, que é a língua falada por 70% dos indianos está na terceira posição, e em quarto lugar está o espanhol, com seus nada mais nada menos que 543 milhões de falantes dos quais 460 milhões são falantes nativos e 74 milhões falantes não nativos.

Porque fazer uma imersão é a melhor maneira de aprender um idioma?

Por experiência própria, mesmo tendo tido contato com o idioma por 10 anos, na escola, eu só me destravei mesmo quando viajei pra fora do país pela primeira vez. E foi sofrência, viu?! Mas deu resultado!  

É possível escolher o país para onde se vai de acordo com a intenção da viagem. Na América do Sul temos várias opções que se encaixam com o objetivo da viagem. Por exemplo, devido à desvalorização da moeda de alguns países, como é o caso da Argentina, torna a viagem mais barata, o país é um destino bastante procurado pelos brasileiros, tanto para o turismo acadêmico quanto para o cultural.

América Latina
América Latina

Cada país tem suas particularidades e eu poderia dizer que peculiaridades também, no que se refere a linguagem, gírias e expressões utilizadas no dia a dia . Os nomes de muitas coisas podem variar de país para país, é como ter um dicionário para cada lugar, é interessante e até engraçado, mas nós, brasileiros, entendemos muito bem disso, já que no nosso caso o nome de muitas coisas mudam de estado para estado. Verdade ou mentira? 

Nesse sentido, uma dúvida comum entre é na hora de definir para qual país viajar com essa finalidade. Os países mais procurados para aprender espanhol têm sido os nossos vizinhos da América Latina, o que em grande medida se deve ao baixo custo de se estudar nesses países. 

Mas, é sério mesmo isso de existir um país melhor do que o outro para aprender espanhol?

Indiscutivelmente há países com o sotaque mais neutro, e com menos gírias e expressões locais, o que não é o caso do Chile por exemplo, mas sim da Colômbia e Peru, que foram os  primeiros 2 países que eu conheci e que levam as primeiras posições segundo a opinião popular e na minha opinião e experiência pessoal de países para estudar espanhol na América Latina. Vamos juntos conhecer com mais detalhes as opções?

  1. Perú
  2. Colômbia
  3. Argentina
  4. Uruguai
  5. Chile
  1. Peru 

Devido a clareza na pronúncia e um “vocabulário universal”, além de sua culinária deliciosa, paisagens exuberantes e sítios arqueológicos e cidades perdidas de norte a sul, o Peru é um ótimo destino para estudar espanhol na América Latina.

Outro benefício em escolher esse país para aprender espanhol, é o baixo custo de vida. Tudo no Peru é muito barato, o que sem dúvida facilita muito. 

  1. Colômbia

 A Colômbia é considerada um dos melhores destinos da América do Sul para aprender espanhol. O sotaque no país costuma ser mais fácil de entender e não é tão acelerado se comparado a outros países da América do Sul, como é o caso da Argentina ou do Chile por exemplo, o que facilita a compreensão do idioma e potencializa o aprendizado. 

A capital, Bogotá, e Cartagena, na costa colombiana, são ótimas dicas de destino nesse país para estudar espanhol.

  1. Argentina
Flor Metálica Buenos Aires
Flor Metálica em Recoleta, Buenos Aires

A proximidade com o Brasil torna o país uma ótima opção para quem deseja estudar espanhol. Como ela também faz parte do Mercosul, os brasileiros têm facilidade para entrar e circular na Argentina, além de contar com algumas vantagens em relação à moeda, como mencionado anteriormente.

Em algumas regiões o sotaque pode ser mais difícil de compreender, como acontece em Buenos Aires por exemplo, mas em pouco tempo de convivência diária com os nativos é possível se adaptar facilmente às particularidades do idioma na região.

Se você está cogitando Buenos Aires para estudar espanhol dá só uma olhadinha nas atrações gratuitas de um dos bairros nobres da capital argentina para uma imersão cultural.

  1. Uruguai

O Uruguai é um país pequeno, quase do mesmo tamanho do estado do Rio Grande do Sul,as cidades são muito próximas, ideal para fazer bate-voltas, o que facilita desbravar o país de canto a canto.  E isso entrega uma excelente imersão no idioma e na cultura do país. 

Mesmo que escolha a capital para se estabelecer, saiba que possui várias alternativas de coisas para fazer na natureza e coisas para fazer na cidade de Montevidéu. Além disso, possui um sotaque parecido com o Argentino, de fácil adaptação.

  1. Chile

Quando eu conversava com pessoas do meu círculo de amizade no Brasil  sobre o Chile como uma possibilidade de país para aprender espanhol, a resposta era sempre a mesma: “O Chile é o pior país para aprender espanhol, é muito difícil…”

Chile, Patagonia, melhor destino
Patagonia Chilena

Vamos lá! O Chile está vinculado ao Mercosul como Estado Associado, portanto também entrega maior facilidade na hora de entrar no país. A capital, Santiago, conta com diversas escolas do idioma e proporciona opções de atividades para aproveitar a estadia nas diferentes épocas do ano. 

Além disso, o contraste de paisagens do Chile o fez ganhar pelo sexto ano consecutivo a categoria de Melhor Destino de Turismo de Aventura no World Travel Awards 2021, o que enriquece ainda mais a experiência. 

Sou um pouco suspeita em falar, eu sei, já que esse é o país que escolhi como meu lar nos últimos dois anos. O Chile possui muuuuitas gírias e expressões, e esse é o motivo pelo qual o deixo em quinto lugar, já que no início pode dificultar, porém, com paciência e dedicação no processo de aprendizado é sucesso na certa! 

E me recomendaria algum outro país fora da América do Sul para aprender espanhol? 

Claro! Rompendo as fronteiras da América do Sul, os países de língua espanhola mais procurados para aprender ou aperfeiçoar do idioma são Espanha e México. 

Barcelona
Barcelona

O país europeu é o berço do espanhol e conta com algumas variações em relação à língua falada na América, o que torna a experiência ainda mais emocionante. O alto valor do euro pode dificultar, mas com planejamento é possível viver essa experiência.

Já a variante do espanhol do México é considerada fácil de entender e aprender.  Além disso, com seu clima agradável, preço acessível, diversidade de paisagens e com uma gastronomia que é considerada patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO, esse é sem dúvida um ótimo destino para aprender espanhol.

Dicas para quem quer aprender ou já está estudando o idioma espanhol

  • Disciplina – criar um plano de estudo e dedicar-se, pelo menos, 30 minutos por dia nos estudos. A constância é muito importante.
  • Banco de vocabulário – Estudar temas que são do seu interesse, além de expressões e gírias utilizadas que possibilitem e facilitem um diálogo sobre determinados assuntos.
  • Leitura – ler é um dos melhores métodos para aprender, outra vez, busque expressões próprias dos nativos, é ler tirinhas e textos ou leia textos e livros de autores famosos.
  • Escrever – Para se aperfeiçoar em um idioma é necessário usar de todos os métodos de aprendizagem, e escrever é um deles. Esse item é importante, principalmente, para aqueles com fins acadêmicos.
  • Ouça músicas, e veja séries e filmes – Há opções para todos os estilos. No meio musical, indico artistas consagrados como Ricky Martin, Shakira e Julio Iglesias; além dos contemporâneos como Maluma por exemplo. Já sobre séries, indico Vis a Vis, La Casa de Papel e Las Telefonistas que são espanholas; e El Marginal e Los Simuladores que são latinas. A lista de filmes contém Toc Toc, O segredo dos seus olhos, A casa e Como superar um fora.

Não sei se esse post te ajudou a escolher o melhor destino para estudar espanhol na américa latina ou se te confundiu ainda mais, hahaha. O certo é, não há escolha ruim, todos são excelentes opções à sua maneira.